top of page

Lápis Fotográfico do Cotidiano

  • Foto do escritor: Claudio Feijó
    Claudio Feijó
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura
lapis fotografico
Imagem IA

Por Claudio Feijó.


As pessoas pensam que a fotografia sempre é arte.


Não, não, não, não, não, fotografia é um instrumento que você pode usar para produzir arte. Para colocar sua visão de mundo, escrever poesia através da imagem ou somente documentar.


Por exemplo, um neném, você pode documentar. Você pode escolher o melhor ângulo e se aproximar muito ou ficar distante, observar a luz que está entrando e tocando seu rostinho. E para isso, não é necessário ter uma máquina fotográfica sofisticada para fazer uma boa fotografia.


Hoje os smartphones são tão, tão, sofisticados, que você consegue resultados maravilhosos com eles, depende mais de como você enxerga o mundo, trazendo espontaneidade para foto. Provavelmente você não conseguiria realizar o mesmo trabalho, tão genuíno, se tivesse muita técnica fotográfica, ou um super equipamento, porque estaria muito preocupado com a máquina.


O que penso sobre esta coisa do mobile, da mobilidade fotográfica, é que, primeiro, você tem no bolso um equipamento a qualquer instante, você faz anotações do dia a dia, o local onde seu carro está no estacionamento, uma roupa qualquer que está numa loja e o principal para nossa conversa, oferece várias possibilidades de fotografia, como um lápis que te acompanha, e com o qual você anota tudo.


Mas muito cuidado com o seu crítico interior. Sempre estou levantando isso porque eu acho importante que você se solte na fotografia, que você mergulhe, porque é uma linguagem que não tem uma gramática clara. Não é como falar ou escrever o nosso idioma, português, que é muito complexo. A fotografia ainda é mais complexa, no sentido de que é muito simbólica.


A escrita também é simbólica, mas a fotografia, como não tem regra nenhuma, o que fizer e achar que está bom, já está bom.


Você quer aprovação dos outros? Você aprovação da sua produção fotográfica?

Aí.... é um pouco mais complexo.


Você acredita no que você está fazendo? você quer expor? você quer montar um livro? quer colocar seu trabalho nas mídia para as pessoas saberem que você está fazendo fotografia?

Então escolhe teu caminho. Escolhe um tema ou deixe-se surpreender com um tema.


Se hoje de manhã você pensou, “vou passear, levar meu smartphone como sempre e vou fazer algumas imagens”.

Pense também, “e se essas imagens totalmente despretensiosas, ficarem maravilhosas?”.

Então acredite em você.

Comentários


bottom of page