Regulamento

mobile_photo_festival_2022_regulamento_usa_flag.png

Prêmio mObgraphia 2022 9ª Edição

MOBILE PHOTO FESTIVAL (MPF) 2022

Tema: "Quebrando barreiras - o Modernismo na atualidade

CATEGORIAS ABERTAS

 

A mObgraphia Cultura Visual divulga a todos os fotógrafos e interessados, o Regulamento para a seleção de fotos e vídeos que farão parte da exposição da 9ª edição do Mobile Photo Festival (2022), que acontecerá no período de 14 de maio a 26 de julho de 2022, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), sendo a noite de divulgação dos finalistas e vencedores, dia 13 de maio, às 19h, de acordo com as condições a seguir estabelecidas.

 

Este Concurso tem por objetivo fomentar a produção imagética através de plataformas moveis (mobgraFias) a fim criar um diálogo sobre essa nova forma de fazer comunicação, seja ela em fotos e/ou vídeos de forma que possamos descobrir e o talento de cada pessoa que participara da exposição/projeção no Museu da Imagem e do Som (MIS) nas seguintes categorias:

 

DETALHAMENTO

 

  • FOTOGRAFIA (captadas e editadas em plataformas móveis)

 

Categorias Abertas - sem custo de inscrição.

Inscrição direto no Instagram utilizando obrigatoriamente as seguintes Tags (#):

 

Arte Digital

#mpfarte2022 + #mobgraphia

 

Documental

 #mpfdoc2022 + #mobgraphia

 

Paisagem

#mpfpaisagem2022 + #mobgraphia

 

Preto & Branco

#mpfpb2022 + #mobgraphia

 

Retrato 

#mpfretrato2022+ #mobgraphia

 

Street  

#mpfstreet2022 + #mobgraphia

 

 

Além das Tags específicas por categoria mencionadas acima, TODAS AS IMAGENS DEVERÃO também, OBRIGATORIAMENTE TRAZER A TAG #mobgraphia em suas postagens, conforme descrito acima.

 

As imagens devem ser OBRIGATORIAMENTE de smartphones e/ou tablets não precisam ser inéditas, porém, não podem ter sido finalistas/selecionadas em outros Prêmios/Festivais. 

 

O participante deverá postar ou repostar suas fotos no período de 25/02/2022 a 30/03/2022, com a tag específica de cada categoria, adicionada da tag #mobgraphia na legenda da foto e NÃO nos comentários.

 

 

DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 

 

As postagens deverão ser realizadas no período de 25 de fevereiro a 30 de março de 2022. Não serão aceitas postagens fora do prazo (de 0h de 25 de fevereiro às 23h59 do dia 30 de março de 2022). 

 

IMPORTANTE: Para serem válidas, as contas do Instagram NÃO podem ser privadas. Verifique a configuração de privacidade de seu Instagram.

CADA PARTICIPANTE/PESSOA, (não perfil) PODE ENVIAR ATÉ 3 IMAGENS POR CATEGORIA.

As imagens devem estar sem marca d'água ou assinaturas.

 

VÍDEO

  • VÍDEO  

VÍDEO DE ATÉ 1 (HUM) MINUTO:

Com a proposta de trazer para o Mobile Photo Festival 2022 uma reflexão sobre conceitos básicos da edição de vídeos, abrimos uma categoria especial, que deve seguir os mesmos critérios de participação das demais categorias (ATÉ TRÊS VIDEOS) havendo algumas características especificas, tais como:

 

VÍDEOS DE ATÉ 1(UM) MINUTO, NA VERTICAL (no formato TikTok)

 

O participante deve ter uma conta aberta no TikTok e postar na sua conta com as hashtags: #mobgraphia + #tag do concurso: #MPF2022.

Tema: LIVRE

Os vídeos devem seguir as regras de censura da plataforma TIKTOK.

Se faz obrigatório marcar a hashtag do concurso + a hashtag da mobgraphia + 

#tags obrigatórias: #MPF2022 + #mobgraphia.

 

Serão selecionados até 30 (trinta) finalistas. A comissão julgadora indicara até 5 vídeos como destaques.

 

 

SOBRE AS IMAGENS (foto/vídeo)

Todos os direitos da imagem pertencem ao participante. O fotógrafo/autor, ao participar deste prêmio/concurso autoriza a mobgraphia a utilizar a imagem aqui submetida, desde que identificada com os respectivos créditos autorais. A mobgraphia cultura visual pode fazer uso da imagem/vídeo em publicações e/ou divulgações de qualquer natureza, lembrando que eventuais autorizações de uso de imagem são de responsabilidade única do fotógrafo/autor participante.

 

 

DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 

Inscrições: As postagens deverão ser realizadas no período de 25 de fevereiro a 15 de abril de 2022. Não serão aceitas postagens fora do prazo (de 0h de 25 de fevereiro às 23h59 do dia 15 de abril de 2022). 

 

Para a seleção dos finalistas e vencedores, a mObgraphia designará uma Comissão de Seleção, composta por jurados convidados pelo Festival, com vivência nas áreas de produção fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia, vídeo, cinema e atuantes, nacional e internacionalmente nestas áreas e/ou áreas afins.

 

As decisões da Comissão de Seleção são soberanas e irrecorríveis.

 

O resultado da seleção inicial/shotList (mobgrafias e vídeos) será divulgado nos canais mObgraphia e no site oficial: www.mobgraphia.com.br , após 15 de abril de 2022.

 

O fotógrafo/autor que tiver sua imagem/vídeo selecionada, saberá através dos canais da Mobgraphia (Facebook, Instagram, TikTok, live ou site). O prazo de entrega do arquivo pronto para impressão e/ou projeção (caso haja necessidade) será de 24 horas. Caso o autor seja solicitado e não envie no prazo estabelecido, seu trabalho NÃO fará parte da exposição/projeção, passando o próximo nome da lista a integrar os 5 finalistas (caso das fotografias) e os finalistas (caso dos vídeos) que farão parte da exposição no MIS.

 

As fotos/vídeos selecionados serão impressas/finalizados/produzidos pela Mobgraphia e posteriormente expostos em sala exclusiva, durante o Festival, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo). Essa mostra poderá ser apresentada também em outras datas, locais e cidades do Brasil e/ou do exterior.

 

 

Resultado das categorias abertas: 

A mobgraphia anunciará o shortlist com 10 selecionados. 

Os 5 finalistas e os vencedores de cada categoria serão apresentados na noite (dia 13 de maio das 2022 às 19:00) de premiação no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo).

 

DA DIVULGAÇÃO

A exposição fará parte da programação oficial do MOBILE PHOTO FESTIVAL 2022. As imagens selecionadas poderão ser veiculadas nas estratégias de divulgação e comunicação do Festival (site, catálogo, convite, assessoria de imprensa, mídias sociais etc.), sem que tragam nenhum tipo de ônus para o autor.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

A autoria das fotos/vídeos é de responsabilidade exclusiva do fotógrafo/autor selecionado, que exime a organização do Festival de qualquer reclamação ou ação de direito autoral por terceiros.

 

É de responsabilidade exclusiva do inscrito (fotógrafo/autor) a regularização de toda e qualquer questão concernente ao direito de uso de imagem das pessoas retratadas.

O ato de inscrição no processo seletivo implica a aceitação de todas as condições estipuladas no presente Regulamento.

 

As imagens/vídeos deverão cumprir todas as exigências do presente Regulamento, sob pena de desclassificação. Os casos que não foram relatados neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão de Seleção, juntamente com a direção da mObgraphia Cultura Visual.

As fotos impressas, arquivos digitais e vídeos selecionados, passam a integrar o acervo (físico e digital) da mObgraphia Cultura Visual.

 

Os inscritos na categoria vídeos que forem selecionados, e apresentados na projeção no Mobile Photo Festival 2022, cedem o direito de uso de seus trabalhos inscritos no Festival para fins de divulgação e/ou comunicação pela Mobgraphia Cultura Visual, não podendo serem utilizados para uso comercial e sim apenas institucional da Mobgraphia Cultura Visual.

 

As fotos, impressas, vídeos e/ou arquivos digitais, selecionados passam a integrar o

acervo da mObraphia Cultura Visual. 

 

O Mobile Photo Festival 2022 não aceitará imagens/vídeos que não sigam as normas do estatuto do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), bem como os trabalhos submetidos, também devem obrigatoriamente seguir as normas/regras das plataformas (Instagram/TikTok) utilizadas, sendo sujeitas a desclassificação.

No caso de menores de idade, faz-se necessário uma autorização dos pais ou responsáveis 

legais. 

Toda e qualquer ação (reclamação, objeção, critica etc.) por parte do participante que for colocada em redes sócias, abertamente vai gerar a desclassificação do participante/autor/fotografo.

 

 

ENSAIO FOTOGRÁFICO

 

CATEGORIA ENSAIO FOTOGRÁFICO - convocatória

 

• DO OBJETO

Este Edital tem como objetivo selecionar fotografias, exclusivamente de smartphones, que

participarão de uma exposição cuja temática é “Quebrando barreiras – o Modernismo na atualidade”.

 

• DOS CONCORRENTES

Cada participante poderá se inscrever com oito (mínimo) a dez fotos (máximo) que

construam uma narrativa visual sobre o tema proposto.

 

É vedada a inscrição de membros da Comissão de Seleção, bem como a dos

organizadores desta mostra e menores de idade, salvo com autorização dos

responsáveis.

 

• DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas no período de 25 de fevereiro a 30 de março de

2022.

Para participar, OS ENSAIOS e as inscrições deverão ser enviados

para o e-mail: mpfensaio2022@gmail.com, no assunto:

INSCRIÇÃO ENSAIO MPF 2022 (em caixa alta/maiúsculas), a partir do dia 25 de

Fevereiro, até 23:59hs do dia 30 de março de 2022.

• NÃO haverá taxa – INSCRIÇÃO GRATUITA 

As imagens deverão ser enviadas no formato jpeg, no tamanho de

1.200 pixels do lado maior e pelo menos 200 dpi.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo (até 23h59 do dia 30 de março de 2022) ou que não tenham sido realizadas conforme estabelece o item acima.

 

• DA COMISSÃO JULGADORA

Para a seleção dos inscritos, a mObgraphia designará até 3 (três) membros convidados pelo Festival, para compor a Comissão de Seleção, para julgar os trabalhos inscritos nesta categoria específica, com vivência nas áreas deprodução fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia.

As decisões da Comissão de Seleção são soberanas e irrecorríveis.

 

• DA SELEÇÃO DAS FOTOS

Dentre as fotos inscritas, a Comissão selecionará um número de 3 ensaios para compor

a mostra, dentre aqueles que atendam ao disposto neste Edital.

A seleção terá efeito classificatório.

 

• DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a seleção das fotos que vão compor a exposição, o(a) Jurado(a)

analisará os trabalhos de acordo com os seguintes critérios:

• Relação com o tema proposto;

• Narrativas visuais consistentes;

• Legendas e textos (se necessário);

• Caráter inovador do trabalho;

• Singularidade e originalidade da obra.

 

A decisão do jurado(a) será soberana e incontestável.

 

• DO RESULTADO

O resultado da seleção inicial (shortlist de 5 ensaios) será

divulgado nos canais da mObgraphia e/ou no 

site official, www.mobgraphia.com, após o dia 15 de abril de 2022.

 

O fotógrafo que tiver seu ensaio selecionado, será comunicado através

dos canais mObgraphia. O prazo de entrega do arquivo PRONTO (caso solicitado) para impressão

será de 24 horas após a comunicação do resultado. Caso o autor não leia os comunicados, ou não responda a solicitação do festival, e não envie no prazo o seu ensaio, NÃO fará parte da exposição, passando, o próximo nome do shortlist a integrar os três contemplados.

 

• DA EXPOSIÇÃO DOS ENSAIOS SELECIONADOS

As fotos dos ensaios serão impressas pela mObgraphia e expostas em sala exclusiva,

durante o Mobile Photo Festival 2022 no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) que ocorrerá do dia 14 de maio a 26 de julho de 2022, sendo a noite de premiação no dia 13 de maio de 2022.

Essa mostra poderá ser apresentada também em outras datas, locais e cidades.

Os 3 finalistas serão anunciados na noite de “premiação” no dia 13/05/2022, as 19h00.

 

• DA DIVULGAÇÃO

A exposição fará parte da programação oficial do MOBILE PHOTO FESTIVAL 2022.

As imagens selecionadas poderão ser veiculadas nas estratégias da divulgação e

comunicação do Festival (site, catálogo, convite, assessoria de imprensa e mídias

sociais), sem que tragam nenhum tipo de ônus para a organização.

Toda e qualquer notificação será feita através dos canais oficiais da mobgraphia cultura visual.

 

• DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A autoria das fotos é de responsabilidade exclusiva do artista/autor selecionado, que exime a

organização do Festival de qualquer reclamação ou ação de direito autoral por

terceiros.

É de responsabilidade exclusiva do inscrito/autor a regularização de toda e qualquer questão

concernente ao direito de uso de imagem das pessoas retratadas.

O ato de inscrição no processo seletivo implica a aceitação de todas as

condições estipuladas no presente Edital.

As imagens deverão cumprir todas as exigências do presente Edital, sob pena de

desclassificação.

Os casos que não foram relatados neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção,

juntamente com a direção da mObgraphia Cultura Visual.

As fotos, impressas e/ou arquivos digitais, selecionados passam a integrar o

acervo da mObraphia Cultura Visual. 

 

A mobgraphia se reserva o direito de alterar o formato da exposição, em caso de intercorrência com o espaço expositivo em questão (MIS-SP).

 

O Mobile Photo Festival 2022 não aceitara ensaios/narrativas que não sigam as normas do estatuto do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), sendo sujeitas a desclassificação.

Não são permitidos conteúdos políticos, religiosos ou pornografia.

 

O envio do material significa total e irrestrito aceite as normas deste regulamento/edital/chamamento/convocatoria.

A mobgraphia cultura visual não possui qualquer responsabilidade ou obrigação sobre o conteúdo inscrito.

 

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2022.