mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Maior Festival Latinoamericano de Mobgrafias

Democrático e inclusivo, é aberto a todos que fotografam com Smartphones ou Tablets.

 

As inscrições são on-line e o evento presencial acontece uma vez ao ano no MIS (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo), com exposições das fotos vencedoras, exposições de fotógrafos convidados, mesas redondas, palestras e workshops.

É totalmente gratuito.

Exposição Convidada • Comunidades Indígenas

Exposição convidada especial feita totalmente por indígenas brasileiros – “Olhar Indígena” - Convocatória

 

Em uma ação inédita o Projeto Social da mObgraphia, o Mobgrafia Inclusiva ofereceu uma oficina especial de fotografia feita com celular para um grupo de indígenas de todo Brasil. A partir dessa oficina houve o lançamento de uma convocatória para dar a oportunidade aos indígenas brasileiros de mostrarem seu talento. Os participantes terão suas fotos expostas no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, dentro do Mobile Photo Festival 2021. O tema da exposição é: “Olhar Indígena”.

“Eles foram convidados a expressar através da fotografia com celular o tema “ESPERANÇA”, refletido no dia a dia de suas comunidades. É a primeira vez que os próprios indígenas terão a oportunidade de retratar, através de mobgrafias, a sua realidade e mostrá-la para a sociedade. Daí o nome da exposição: “Olhar Indígena”. Assim, tiramos os olhares externos sobre o cotidiano deles, e mostramos um olhar pessoal sobre suas realidades”, explica Ricardo Rojas.

 

A jornalista indígena da TV Record News Rondônia, Luciene Kaxinawa, e o primeiro Embaixador Indígena da mObgraphia, o Líder da Comunidade Paiter Suruí, Almir Suruí, agregam valor à equipe que trabalha na exposição “Olhar Indígena”.

Mais informações sobre a convocatória no link abaixo.

 

As categorias do Mobile Photo Festival 2021 são:

ARTE

RETRATO

PRETO E BRANCO

PAISAGEM

DOCUMENTAL

STREET

ENSAIO

Participe!

Anote no seu calendário a noite de premiação.

21/maio/2021, início as 19h. No MIS.

Venha visitar nosso evento presencial.

De 22/maio a 04/julho/2021. No MIS.

Conheça os jurados

Todos os anos, um dos destaques do Prêmio são os jurados, um time de profissionais renomados  com vivência nas áreas de produção fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia de vários países, e com a mesma paixão, a fotografia mobile.

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Ele se formou na Academia Russa de Teatro em Direção. Estudou Fotografia e Composição na Escola Alexander Lapin. Trabalhou como fotógrafo em revistas e agências. Ator no teatro "Escola de Arte Dramática". Ensinou Fotografia. Autor de quatro curtas. Estudou Filosofia no Centro de Arte Moderna "Garage" em Moscou. Trabalha no projeto "Space-Transformations". E na exposição do projeto "Espaço-Transformações".

 

• Prêmio Especial do SIFF 2017 (Festival Internacional de Cinema de Sochi) - filme "Mira".

• Monovisions Photography Awards - Série Conceitual em Preto e Branco do Ano 2020.

• Lens Culture - Prêmio de Fotografia Preto e Branco 2020 - escolha do júri.

• Tokyo International Foto Awards - Vencedor de Ouro na categoria Belas Artes – 2020.​

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Daniel Berman é o Fundador do Mobile Photography Awards, a competição mais antiga do mundo e exposição itinerante exclusivamente para fotografia e arte em celulares. 

 

Berman esteve intimamente envolvido na ascensão da fotografia de smartphone desde a sua concepção, e depois de fundar a MPA, em 2011, produziu cerca de 30 exposições de galerias em Nova York, Los Angeles, San Francisco, Milão, Chipre e Toronto. 

 

Foi Jurado de dezenas de programas e deu várias palestras sobre o assunto smartphone e criatividade, em locais que vão da Feira de Belas Artes de São Francisco ao RTE inovador da Irlanda, conferência sobre a ascensão do jornalismo mobile.

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Glenn Homann é um Fotógrafo de iPhone experiente e muito apaixonado que mora em Brisbane, Austrália. Fiel ao Espírito de “sempre ter a câmera no bolso”, seus interesses abrangem todos os gêneros.

 

Deslizando de paisagens românticas arrebatadoras a retratos de rua íntimos. De detalhes urbanos sujos ao minimalismo arquitetônico esparso.

 

Seu trabalho foi reconhecido em algumas das principais competições de celular e iPhone do mundo. Numerosos prêmios no Mobile Photography Awards (MPA), bem como no IPhone Photography Awards (IPPAWARDS) e no Australian Photography Awards, são uma prova de seu desejo de levar a Fotografia Mobile ao limite.

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Rodrigo Rivas é fotógrafo autônomo há mais de uma década, e é defensor da fotografia com smartphone. Foi vencedor da categoria The Darkness em 2017, além de várias menções honrosas ao longo de vários anos em outras categorias.

Além de seu trabalho como fotógrafo, é facilitador sobre fotografia de smartphone (e outros assuntos fotográficos) na escola de fotografia e cinema de Madrid, EFTI. Escreveu três livros sobre técnica de fotografia em smartphone com a Anaya Photoclub (a mais importante editora de fotografia na Espanha e na América Latina). Colabora regularmente, com a mídia fotográfica espanhola Photolari (onde lidera um podcast sobre fotografia e vídeo).

 

Trabalhou e colaborou com muitas empresas de smartphones, incluindo Apple, Huawei, Samsung, Xiaomi, OPPO e LG.

Atualmente trabalha a maior parte do tempo como Especialista em Fotografia e Vídeo na empresa de treinamento criativo online Domestika.

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Rob Layton ensina Fotografia de Smartphones e Jornalismo Mobile na Bond University em Gold Coast, Austrália, onde também está fazendo Doutorado em Imagem Mobile e Narração de Histórias. 

 

Seu trabalho e envolvimento com a indústria lhe renderam uma reputação global de autoridade neste campo, treinando jornalistas e profissionais da indústria na Austrália, Europa, Reino Unido e Ásia, sobre como usar seus telefones profissionalmente. 

 

Se especializou em usar seu iPhone para fotografar e produzir filmes curtos, que são a base de seu Doutorado, sobre a cultura do Surf.

 

Ganhou vários prêmios internacionais por filmes e fotografias em Smartphones. A Apple selecionou várias suas imagens, em 2019 e 2020, para o Desafio Global Anual Shot on iPhone. Além da Apple, já trabalhou com o Google, BBC, The Australian, Al Jazeera, entre outros.

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Atualmente é estudante de Doutorado na Academy of Fine Arts em Katowice. Se formou na Universidade de Informática e na Academia de Belas Artes de Katowice, Polônia. Nasceu e cresceu na Silésia, onde mora até hoje.Trabalha principalmente com Fotografia Documental e é uma grande fã e defensora da Fotografia Mobile. 

Ganhou mais de 100 prêmios internacionais em competições fotográficas, dentre eles: WKF National Geographic (2016), Competição National Geographic Traveler (2016, 2018), Prêmios no Mobile Photography Awards (2016, 2017, 2018), Vencedora do Grande Prêmio MPA 2018, Mira Mobile Prize (2016, 2017, 2018 , 2020), Our World is Beautiful Cewe Awards (2017), Mobile Art From All Over The World (2018), Distinction Portrait (2018), Prata, Bronze no Px3 Prix

 

De La Photographie Paris (2018), 1º e 3º em International Photography Awards (IPA 2018, 2020), 1º e 2º Moscow International Photography Awards, Nacional Gold Medal In Just One Photo (2018), FIAP Blue Ribbon PhotOdlot (2018, 2020), IAPP, PSA, GPU Ribbon (2020 ), 1º lugar no Portrait Trzcian¬ka (2018), 2º lugar no ND Awards, Prêmios Cewe Awards GRAND PRIX, 1º lugar, 1º lugar e 2º lugar Festival de Fotografia Mobile Yes Im Mobile, Bronze OneEyeLand, HM Chromatic Awards. 

 

Seus trabalhos já estiveram em mais de uma dúzia de exposições pós-competição na Polônia e ao redor do mundo.

 

Premiação

A exposição da 8ª edição do Mobile Photo Festival 2021, acontecerá no período de 21 de maio a 04 de julho de 2021, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), com direito a noite de divulgação dos finalistas e vencedores, no dia 21 de maio, às 19h.