Maior Festival Latinoamericano de Mobgrafias
Democrático e inclusivo, é aberto a todos que fotografam com Smartphones ou Tablets.
As inscrições são on-line e o evento presencial acontece uma vez ao ano no MIS (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo), com exposições das fotos vencedoras, exposições de fotógrafos convidados, mesas redondas, palestras e workshops.
É totalmente gratuito.
NOVIDADE!
Sala especial "Futuro ancestral"
Imagens geradas por plataformas de inteligência artificial, de fotógrafos convidados.
Participe!
Anote no seu calendário a noite de premiação e abertura da exposição: 17 de maio de 2024, início as 19h. No MIS.
Visite a exposição.
De 17 de maio a 21 de julho de 2024. No MIS.
Conheça os jurados
Todos os anos, um dos destaques do Prêmio são os jurados, um time de profissionais renomados com vivência nas áreas de produção fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia de vários países, e com a mesma paixão, a fotografia mobile.
Catherine Caddigan
Catherine Caddigan recebeu um MFA em Fotografia e Imagem Não-convencional na Escola do Instituto de Arte de Chicago. Ela exibiu seu trabalho em mostras coletivas em sua própria região nos EUA e em competições internacionais. Em 2019 e 2021, ela foi nomeada vencedora em sua categoria nos prestigiados Prêmios Julia Margaret Cameron para Fotógrafas Mulheres e nos Prêmios Pollux em 2022. Seu trabalho foi destaque na Exposição Internacional 'Melancolia' na Galeria FotoNostrum em Barcelona em 2021. Catherine também foi destaque em entrevistas e exposições por vários recursos online, como o Appwhisperer, um site dedicado à fotografia móvel. Ela ministrou workshops e jurou exposições no campo da IPhoneografia.
Fabeha Monir
Fabeha Monir é uma jornalista visual baseada em Bangladesh que utiliza imagens estáticas, texto e vídeo para fornecer narrativas multifacetadas para clientes editoriais e sem fins lucrativos. Como fotógrafa humanista, ela conta histórias centradas nas pessoas explorando o desenvolvimento social, mudanças climáticas, migração, violência de gênero e exílio forçado em comunidades marginalizadas. Ela utiliza uma abordagem de envolvimento profundo para contar histórias que reflitam o significado sobre suas histórias humanas. Fabeha aborda seu trabalho com integridade, paixão e respeito. Com suas imagens, ela aspira impacto e ação.
Seus clientes editoriais incluem The New York Times, BBC News, CNN, NBC News, The Guardian, Der Spiegel, Stern Magazine, Elle Magazine, etc. Ela foi contratada por organizações sem fins lucrativos como Oxfam, British Red Cross, Action Aid, Microsoft, Water Aid, Christian Aid, Leprosy Mission, WHO, WFP, IPAS, etc. Ela é co-criadora da Narrativa Imersiva em Realidade Virtual e Filme Documentário sobre Refugiados Rohingya financiada pelos projetos Davis para a paz. Ela é a ganhadora da Bolsa de Fotojornalismo Yannis Behrakis da Thomson Reuters Foundation em 2021.
Fabeha obteve seu Diploma de Pós-Graduação em Jornalismo Visual na Ateneo De Manila University, Filipinas, em 2020. Ela completou seu programa de certificado de um ano em Fotografia Documental e Fotojornalismo Visual no International Center for Photography em Nova York. Atualmente, ela está cursando um Mestrado em Fotografia na Falmouth University, Reino Unido.
Frank Meo
Frank tem representado fotógrafos por trinta anos como sócio comercial, defensor, curador e gerente. Essa colaboração resultou em centenas de campanhas publicitárias premiadas, mostras de arte, conteúdo editorial provocativo e livros de sucesso.
Sua plataforma PROJECTIONS é um evento moderado que apresenta o talento de fotógrafos visionários a uma audiência eclética de criativos. Os apresentadores incluem numerosos vencedores do Prêmio Pulitzer, entre outros prestigiados prêmios internacionais. Esses fotógrafos tiveram seu trabalho apresentado ao redor do mundo.
O Workshop de Negócios Criativos é reconhecido em toda a indústria por sua visão perspicaz, dinâmica e apaixonada sobre o atual cenário fotográfico. Este workshop de negócios baseado na realidade aborda tópicos como estimativas, negociação, construção e retenção de relacionamento com o cliente, promoção eficaz, tendências da indústria e melhores práticas.
Frank compartilhou sua expertise fotográfica e empresarial em instituições de ensino que incluem Syracuse University, New School, Parsons, ICP, SCAG, SVA e Tampa University.
Yolanda Escobar Jiménez
Yolanda Escobar Jiménez é uma fotógrafa documentarista mexicana baseada no Equador. Yolanda foca seu trabalho documental em questões sociais, viagens e retratos. Ela foi publicada em diversos veículos de comunicação, incluindo Smithsonian Journeys (EUA), Vanity Fair on Travel (Reino Unido), e em livros como Rastros del futuro para o Facebook. Yolanda é editora e fotógrafa do Everyday Latin America, uma comunidade de fotógrafos comprometidos em usar imagens para combater percepções estereotipadas da região. Ela foi jurada do Concurso de Fotografia Nikon (2023), do Everyday Projects Grant (2023), POYLatam (2019 e 2023), entre outros.
Dasha
Dasha Art é uma fotógrafa e artista internacional de Belarus, Vitebsk. A cidade é uma capital cultural, bem como um lugar de inspiração e trabalho para artistas como Marc Chagall, Malevich, El Lissitzky, Repin e outros. Dasha também menciona frequentemente que esta cidade é especial, cheia de energia criativa e influenciou a formação de um estilo criativo.
Desde os 7 até os 25 anos, Dasha Art estudou arte profissionalmente, formou-se em escolas de arte infantil e juvenil, e também recebeu uma Educação Superior em Artes, tornando-se professora de Belas Artes e artista (bacharelado).
Dasha começou a fotografar quando era estudante e quase imediatamente decidiu sobre um estilo e direção. A ideia principal é a combinação de pintura e fotografia. Essa fórmula se tornou um destaque especial do trabalho de Dasha. Um modelo em uma sessão de fotos é uma tela em branco e espaço para ideias. Dasha cria todas as suas fotos de arte de forma real e com prazer prepara trajes para sessões de fotos, penteados, maquiagem, arte corporal e outros detalhes, junto com seus colegas de mente aberta.
Desde o início de sua carreira como fotógrafa, Dasha Art tem participado de competições internacionais de fotografia e, nos últimos 10 anos, ganhou um grande número de prêmios, além de ser publicada nas capas de revistas ao redor do mundo. O ano mais bem-sucedido foi 2020, no qual Dasha ganhou o Prêmio Principal do concurso da Federação de Fotógrafos Europeus, tornando-se a Melhor Fotógrafa Profissional da Europa 2020. No mesmo ano, Dasha se tornou uma autora selecionada que apresentou uma zona de arte com uma mostra solo no Pavilhão Nacional da República de Belarus na World Expo em Dubai 2020.
Agora Dasha quase não participa de competições, mas é ativa como membro do júri. Trabalha em projetos de exposições, pinta a óleo, desenha gráficos, fotografa e também ensina arte.
Jashim Salam
Jashim Salam é um fotojornalista freelancer, fotógrafo documentarista, editor de fotos, educador e curador internacionalmente renomado. Ele se formou em fotografia na Pathshala, o Instituto Sul-Asiático de Fotografia e Academia de Mídia. Ele também obteve um Diploma de Pós-Graduação em Jornalismo Visual por meio de um programa de bolsas de estudo da World Press Photo no Centro Asiático de Jornalismo Konrad Adenauer (ACFJ) na Universidade Ateneo De Manila, nas Filipinas. JashimSalam é um indicador para o Programa Global de Talentos 6X6 da World Press Photo. Representado pela agência ZUMA (EUA) e pela Galeria Rout (Holanda). Ele também trabalhou para o New Age (um jornal inglês de Bangladesh), DrikNews, Demotix, DrikImages, Majority World, Agência de Fotos Nur e Corbis Images. Nos últimos 17 anos, ele cobriu uma ampla gama de trabalhos fotográficos e editoriais para imprensa nacional e internacional, revistas, agências de notícias, ONGs, corporações, indústria, mídia e várias organizações de desenvolvimento e caridade. Ele ministrou oficinas e seminários de fotografia para jovens fotógrafos aspirantes e atuou como mentor para muitos fotógrafos ao redor do mundo. Ele julgou concursos de fotografia em todo o mundo.
Andrey Kinly
Um designer gráfico, músico e agora um artista de inteligência artificial baseado na Rússia, ganhou reconhecimento através da série imensamente popular "Harry Potter Dirigido por Wes Anderson" e retratos hiper-realistas que inspiram muitos fotógrafos e artistas ao redor do mundo.
Premiação
A exposição da 11ª edição do Mobile Photo Festival, acontecerá no período de 17 de maio a 21 de julho de 2024, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), com direito a noite de divulgação dos finalistas e vencedores, dia 17 de maio de 2024, início às 19h.
Para se inspirar, dê o play e confira quem foram os finalistas da edição 2023!