mobgraphia_fotografia_mobile_site_festiv

Dê o play no vídeo abaixo e conheça os finalistas e vencedores da edição 2022!

Maior Festival Latinoamericano de Mobgrafias

Democrático e inclusivo, é aberto a todos que fotografam com Smartphones ou Tablets.

 

As inscrições são on-line e o evento presencial acontece uma vez ao ano no MIS (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo), com exposições das fotos vencedoras, exposições de fotógrafos convidados, mesas redondas, palestras e workshops.

É totalmente gratuito.

Exposição Convidada • FUSION

ARTISTA INTERNACIONAL CONVIDADO KILIAN MERZ (KAM) COM PROJEÇÃO DE DIGITAL GRAPHICS ART (CRYPTO ART)

Conceitualizada para o mundo do NFT, FUSION é uma combinação de 3 dimensões: realidade (MobgraFia), mundo virtual (visual em movimento) e fragmentos de som, proporcionando uma experiência multissensorial através da arte digital.

Mais informações sobre a exposição no link abaixo.

 

As categorias do Mobile Photo Festival 2022 são:

ARTE DIGITAL

RETRATO

PRETO E BRANCO

PAISAGEM

DOCUMENTAL

STREET

mobgraphia_fotografia_mobile_site_festival_bg_02_edited_edited.jpg

Participe!

Anote no seu calendário a noite de premiação.

13/maio/2022, início as 19h. No MIS.

Visite a exposição.

De 14 de maio a 26 de julho de 2022. No MIS.

Conheça os jurados

Todos os anos, um dos destaques do Prêmio são os jurados, um time de profissionais renomados  com vivência nas áreas de produção fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia de vários países, e com a mesma paixão, a fotografia mobile.

mpf2022_jurados_silvia_oselka.jpg

Formada em Administração de Empresas pela Universidade de SP (FEA, USP), Silvia trabalhou por mais de 10 anos  nas áreas de marketing de empresas como Natura, entre outras.

Ao mudar-se com sua família para a Espanha, há quase 8 anos, decidiu transformar sua paixão de toda vida em profissão.

 

Aprofundou seus conhecimentos ao longo de dois anos de estudos no Centro de Fotografía Contemporánea de Bilbao (CFC), concluindo um Máster em Fotografía de Moda y Publicidad.

Atualmente  trabalha como fotógrafa corporativa em parceria com agências de design e marketing digital na Espanha ajudando empresas e empreendedores a contar, através de imagens, quem são, seus valores e o que fazem.

Também ensina empreendedores a tirarem melhores fotos com seus celulares.

mpf2022_jurados_karla_guerreiro.jpg

Karla Guerrero é fotógrafa de belas artes e gerente cultural, na Cidade do México. Fundadora da Femgrafía, fotógrafas da América Latina e Espanha. 

Estudou fotografia na Fundação Pedro Meyer (2016) e Escola de Fotografia e Mídia Visual (2013 - 2014). 

Fez Mestrado em Desenvolvimento Social da Cultura Artística pela Universidade de Málaga (2019 - 2020). 

Desde 2017 participa do cenário internacional com maior abrangência e representação na fotografia contemporânea, como escritora, palestrante e revisora ​​de portifólio.

Guerrero é membro de várias redes de divulgação e pesquisa em arte moderna e contemporânea, arte contemporânea latino-americana e fotografia.

A partir de 2020, ela faz parte do diretório de fotógrafos da Contemporary Image Platform (PICS) do Centro de la Imagen Mexico. 

Já expôs em toda a Europa, Reino Unido, Estados Unidos e México. Recentemente, ela foi selecionada pela Artpil como uma das "30 under 30 women fotógrafas". A obra e os interesses de Guerrero respondem a conceitos como o transitório e o ausente; memória, perda e vazio.

mpf2022_jurados_victor_henning.jpg

Dr. Victor Henning é o fundador e CEO da Fjorden (https://fjorden.co), uma startup com o objetivo de criar o melhor sistema de câmeras para smartphones do mundo. 

 

Victor também é investidor em startups de clima e sustentabilidade. Anteriormente, ele construiu o Mendeley, uma das principais plataformas de pesquisa científica do mundo, e foi eleito “Fellow” da Royal Society of Arts. Victor tem um Ph.D. pela Bauhaus-University Weimar e lecionou como Professor Adjunto na VU Amsterdam.

mpf2022_jurados_giulia_baita.jpg

Ela vive na “Sardenha” (Itália). É licenciada em História da Arte Contemporânea e é uma artista mobile. Participou em inúmeras exposições internacionais como “Light impressions” (duas vezes em Miami), “Mobile Award Mira” (Porto) e mDAC 2017 (Palo Alto). 

 

Alguns de seus filmes de arte mobile foram selecionados por festivais como MoMo Festival, International Mobile Film Festival, Woman's Mobile FilmFestival e Los Angels Film Festival.

Em março de 2018 organizou sua primeira exposição como curadora em Cagliari, apresentando artistas mobiles de todo o mundo.

Em março de 2019, foi curadora da grande Exposição de Arte Mobile "The Beauty Myth" em Milão. 

Trinta artistas, incluindo ela mesma, expuseram suas obras na Galeria Copérnico. 

Em agosto de 2019, ela supervisionou a preparação de uma nova exposição individual em Alghero intitulada "iPhone Art. Uma longa história de amor".

Em 2020 foi curadora da exposição "Todas as cores do mundo" em Cagliari e organizou workshops para promover a Arte Mobile. 

Em 2021 Giulia participou da exposição "Fale comigo", no Palazzo Ducale em Gênova, e em outubro participou da Bienal de Florença com a ópera "Dama de Ouro".

mpf2022_jurados_tom_prince.jpg

Tom Price é um premiado fotógrafo e cineasta baseado no leste de Londres, com mais de uma década de experiência trabalhando em projetos comerciais, editoriais e sem fins lucrativos, para organizações como NHS, Airbnb e Save the Children.

Seu estilo distinto de fotografia é especializado em retratar compaixão, humanidade e comunidade.

Tom tem uma capacidade única de retratar a bondade da humanidade, independentemente do assunto. 

Seu trabalho de retratos apresentou temas de diversas origens, incluindo a equipe de rugby da Inglaterra, um diretor sênior da Apple e carregadores do maior mercado atacadista da Ásia.

Seu trabalho se concentra em contar histórias importantes e destacar fenômenos sociais. Projetos curtos anteriores variaram de documentar o maior festival de dança do mundo, a crises humanitárias críticas, como a insegurança alimentar no Sudão do Sul e o tufão Haiyan nas Filipinas.

Já exibiu seu trabalho na América Latina, Europa e EUA. Que também já foi projetado na lateral da Tate Modern em Londres e apresentado na sede da ONU em Nova York.

Premiado em primeiro lugar 'fotógrafo do ano' no All About Photo Awards 2021.

mpf2022_jurados_daphne_kotsiani.jpg

Daphne Kotsiani nasceu em Thessaloniki, Grécia. Estudou piano clássico e atua como musicista no campo da música contemporânea e improvisada.

Usando técnicas analógicas e digitais, ela se esforça para transmitir sua sensação/associação pessoal com o ambiente e o assunto, em vez de documentar uma foto realista.

Tem participado em exposições individuais e colectivas, festivais e feiras de fotografia e o seu trabalho tem sido publicado em várias revistas de fotografia (Fresh Eyes Talent 2021, Yogurt Magazine, ArtDoc Magazine, Photologio).

 
mpf2022_jurados_luis_crispino.jpg

JURADO EXCLUSIVO

DA CATEGORIA

ENSAIO

Paulistano, nascido em 1956, Luis Crispino se dedica à fotografia profissional desde o início da década de 1980. Trabalhou por 7 anos no Estúdio Abril, de propriedade da Editora Abril, de onde saiu para uma temporada de trabalho em Madri, Espanha.

 

No início da década de 90 retorna ao Brasil e retoma os trabalhos em publicidade e editorial, agora em seu próprio estúdio. Desde então vem atuando no mercado, sempre presente em publicações e Anuários no Brasil e no exterior.

 

Tem colaborado com as principais agências de publicidade do pais, tais como JWT, DPZ+T, NBS, Y&R, LDC, Ogilvy Brasil, Opus Múltipla, Almap BBDO e Leo Burnett, entre outras, atendendo clientes como Deca, O Boticário, Natura, Risqué, Docol, Pfizer, Aché, Bradesco, Dove, GVT, Nestlé, Pantene, Seda, Palmolive, Colgate e Wella, para citar apenas alguns nomes.

 

Além disso atua no mercado editorial publicando seus trabalhos nas principais publicações brasileiras, colaborando, ao longo deste tempo, com Elle, Playboy, Vogue, Homem Vogue, Marie Claire, Vip, Top Magazine, Cláudia, Nova, Estilo, Boa Forma, Men's Health, Marie Claire, Máxima e Go Where. 

 

Atua também como diretor de fotografia em comerciais. 

mpf2022_jurados_jonas_amador.jpg

JURADO EXCLUSIVO

DA CATEGORIA

VÍDEOS

 Publicitário, criador de conteúdo na internet há 8 anos com foco em vídeos, no nicho de educação/tutoriais. Faz parte do Programa de Criadores Nacional do TikTok e Instagram, nas redes sociais aborda também assuntos como moda, lifestyle, trends, dicas e aplicativos, etc. Nasceu na Amazônia e atualmente mora em São Paulo.

Premiação

A exposição da 9ª edição do Mobile Photo Festival 2022, acontecerá no período de 14 de maio a 26 de julho de 2022, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), com direito a noite de divulgação dos finalistas e vencedores, no dia 13 de maio, às 19h.